A audiometria é um exame que avalia a capacidade auditiva do paciente ao interpretar sons. Através deste exame é possível detectar alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou o tratamento mais recomendado para cada caso. Quando desconfiar que não está escutando bem, é necessário buscar por ajuda profissional para fazer o melhor diagnostico. Um dos processos envolvidos é o exame de Audiometria tonal e vocal, imitanciometria que são essenciais para verificar a perda auditiva e medi-lá.

Trata-se de um teste rápido, simples e totalmente indolor, no qual o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente. O resultado é medido em decibéis.

É comum as pessoas acharem que esse tipo de exame é somente para idosos, porém não é verdade. Crianças em idade escolar que tenha dificuldade em concentrar-se podem ter perda auditiva. A audiometria é um exame importante não só para diagnosticar a falha de audição, mas também para prescrição de medidas preventivas e tratamento. Sendo assim, o exame é essencial para quem quer preservar esse sentido e garantir mais qualidade de vida e bem-estar.

Videonasolaringoscopia

É um exame diagnóstico que consiste na introdução de uma fibra óptica flexível pelas cavidades nasais, o que torna possível a visualização das estruturas do nariz e da garganta.

É realizado com um mínimo de incomodo e com o paciente acordado, utilizando-se pequena quantidade de spray anestésico nasal. Pode ser realizado em pacientes de todas as faixas etárias e permite a avaliação das estruturas nasais, faríngeas e laríngeas.

Videolaringoscopia

A videolaringoscopia é um exame de imagem em que o médico visualiza as estruturas da boca, orofaringe e laringe, sendo indicado para investigar as causas de tosse crônica, rouquidão e dificuldade para engolir, por exemplo.

Esse exame é feito no consultório no otorrinolaringologista, é rápido e simples e pode causar um pequeno desconforto durante a realização do procedimento. Mas apesar disso, a pessoa sai do consultório médico com o resultado em mãos e não precisa ter cuidados específicos após a realização do exame, podendo voltar à sua rotina normal.

Ultrassonografia 3D e 4D

Os ultrassons 3D ou 4D podem ser feitos durante o pré-natal entre as semanas 26 e 29 e são utilizados para ver detalhes físicos do bebê e avaliar a presença e também a gravidade de doenças, não sendo apenas realizadas com o objetivo de diminuir a curiosidade dos pais.

O exame em 3D mostra detalhes do corpo do bebê, sendo possível ver o rosto e os órgãos genitais com mais nitidez, enquanto no exame em 4D, além das feições bem definidas, também é possível visualizar os movimentos do feto na barriga da mãe.

Tilt-Test

O Tilt Test é um exame complementar de diagnóstico simples, não invasivo e informativo para pacientes com episódios de síncope de origem desconhecida. Geralmente é realizado em departamentos de eletrofisiologia hospitalar com o objetivo de reproduzir a síncope.

Este teste consiste em colocar o paciente em uma mesa plana com suporte para o pé. Em seguida inclinar a mesa para cima por um período de tempo e observar as mudanças nos parâmetros vitais que acontecem com esta mudança de posição. O paciente está inicialmente posicionado em decúbito dorsal e horizontalmente na mesa. Após isso, a mesa é inclinada gradualmente até uma posição vertical ou totalmente vertical. Durante o estudo, a pressão arterial, a freqüência cardíaca, a saturação de oxigênio e os ritmos cardíacos são registrados e monitorados até ao ponto final que provoque a síncope, o que indica um resultado positivo do exame Tilt Test.