Teste do coraçãozinho é fundamental para tratar cardiopatias congênitas . Os testes de triagem neonatal têm como objetivo diagnosticar doenças ou alterações congênitas que podem prejudicar o desenvolvimento dos recém-nascidos, e que poderão ser melhor tratadas quando descobertas precocemente.
Logo na chegada do bebê, ainda na maternidade, é necessário que sejam realizados alguns testes como o do olhinho (reflexo do olho vermelho), das orelhinhas (emissões otoacústicas) e coraçãozinho (oximetria), que pesquisam alterações oftalmológicas, auditivas e cardíacas, respectivamente. Entre o terceiro e o quinto dia de vida completa-se a triagem neonatal com o teste do pezinho, que pesquisa doenças metabólicas.
O teste do coraçãozinho, por sua vez, é um exame capaz de identificar Cardiopatias Congênitas Críticas. Pesquisas revelam que a incidência desse tipo de cardiopatia é de 1 a 2 entre 1000 bebês nascidos vivos. Tais cardiopatias necessitam, na maioria das vezes, intervenção e tratamento imediatos, motivos que tornam o Teste do Coraçãozinho um exame fundamental para os recém-nascidos.